expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 21 de maio de 2011

Santa Teresa de Ávila


Teresa de Cepeda e Ahumada, nasceu no dia 28 de Março de 1515, em Ávila, Espanha. Seus pais, Alonzo Ahumada e Beatriz de Cepeda, eram muitos admirados por ela, ela amava-os muito, mesmo com a quantidade de irmãos que esta tinha, doze no total, três da parte do pai e mais nove que teve depois de casar com a sua mãe.
Desde muito nova que esta jovem adorava ouvir e ler histórias de santos, ela admirava os actos heróicos de todos os santos que se dedicavam a Deus e os seus milagres fascinantes que lhe iluminavam a alma e a mente. Foi com seu irmão Rodrigo, que era quase da sua idade, que desde novos partilhavam essas intenções de um dia ser santos também, por isso desde cedo tornaram-se ermitãos, mesmo na sua própria casa, construindo uma cela no jardim que nunca chegaram a terminar, sendo que Teresa gostava de solidão.
Quando tinha quatorze anos a sua mãe, Beatriz, faleceu, deixando uma grande mágoa no coração da pequena, ela própria deixou o testemunho dessa dor quando escrevia várias das suas cartas, quando falava da dor de ter perdido a mãe tão nova.
Cedo juntou-se á Ordem do Convento da Encarnação, tinha apenas 20 anos, o desde logo deixou todo o mundo chocado com o seu comportamento desprovido de modos religiosos, ela parecia longe de ser uma freira exemplar, ela não ligava a orações nem a horas de silêncio, estava mais interessada a ir para as celas coscuvilhar sobre a vida alheia, foi só quando o seu pai faleceu que numa conversa com o seu confessor que Teresa viu o perigo em que se encontrava a sua alma, a partir daí mudou completamente, dedicou-se completamente a Deus.
Foi aqui que começou os seus milagres, conta-se que ao ver um quadro de Cristo a sangrar, ela lhe perguntou "Senhor, quem vos pôs ai?", e que o quadro respondeu "Foram as tuas conversas no confessionário". A partir daí a jovem chorava incansável e se ligou á oração.
Ela passou 25 anos nesse Convento de Encarnação, que se tornou mais um local de lazer do que um local de culto, por isso depois desses anos, Santa Teresa e a sua sobrinha, também freira desse Convento, decidiram criar um novo convento com uma organização muito diferente.
Mas foi durante toda a sua vida que se deram os seus feitos misticos, entre eles muito mal vistos perante a sociedade, entre eles acontecia frequentemente os ses êxtases, ela ficava por momentos em pleno êxtase, muito mal visto por pessoas que não entendiam o que se passava, na verdade ela estava a ter uma experiência que muitos de nós adoraria ter, um contacto directo com um Serafim enviado por Cristo, que lhe perfurava o peito com uma lança de luz, o mais fantástico é que caso vocês visitem o seu mosteiro em Ávila podem ver o seu coração com a marca da lança nele inscrito.
Entre tantas aparições, desde santos, visões de demónios, anjos e visitas aos inferno, Santa Teresa de Ávila criou uma maravilhosa comunidade de freiras que por ordem respeitavam a lei da natureza, em que o homem e o animal são irmãos, por isso ser uma ordem vegetariana, esta acabou por falecer no dia 4 de Outubro de 1582, ás 9h Santa Teresa de Jesus, deixou este plano para se juntar a Cristo, deixando as seguintes palavras, "Oh Senhor chegou a hora de nos vermos face a face".
E assim partiu um dos génios mais maravilhosos de toda a nossa existência, Santa Teresa de Ávila ou de Jesus, uma devota veemente de Cristo, uma mulher corajosa e iluminada.

Jai Gurudev

Sem comentários:

Enviar um comentário