expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Japa Mala - O que é e como usar



Primeiro de tudo, o que é uma Japa Mala? Uma Japa Mala é um cordão com 108 contas, que são utilizados para ajudar na contagem de orações ou entoações de mantras, sendo que existem de três tamanhos, as mais pequenas, de 27 contas, em seguida de 56 contas e a maior é a de 108 contas, a maior.
O material de que é feito é muito diversificado, mas tem sempre grande simbolismo e também transporta a sua energia consigo, tal como a essência de mantras e seres específicos. O nascimento da Japa Mala é muito remoto na História da Humanidade, mas provêm da Índia, sendo a sua etimologia Japa (Recitação) e Mala (Cordão), é dado como um rosário espiritual. Este objecto sagrado foi trazido para o Ocidente pelos Romanos e como o nome Japa é muito idêntico a Jap (Rosa), deram o nome de Rosarium, que actualmente podemos ver nos ditos "terços", que toda gente tem, ou teve.
As mais antigas e primitivas Japa Malas eram feitas de contas de sementes e madeira, de locais sagrados, actualmente podem também ser encontrados, mas muito mais trabalhados e com um grau de pureza maior, entre todos os materiais existentes podemos encontrar Japas com os seguintes materiais: Rudra, Sândalo, Semente de Lótus, Quartzos, Tulsi, Turquesa, Jade, Sementes de Bodhi do Nepal, Pérolas, Madeira de Rosa, entre muitos outros materiais.
 Cada material tem a sua energia espiritual, tendo mais ligação com certos tipos de divindades, mantras e energias.
Ora, agora a segunda parte e a mais importante, como usar uma Japa Mala? O que devemos saber logo de raiz é que depois de a Japa Mala tocar na nossa pele, ela fica com ligação a nossa alma, é nossa e não deve ser emprestada a ninguém, é um objecto tão pessoal, pois vai carregar a nossa energia durante muito, mas muito tempo. Caso deseje limpar a energia que a Japa carrega lave-a com água do mar.
Quando é utilizado a Japa Mala, em oração ou entoação de mantras, nunca devemos tocar nas contas com o dedo indicador (façam como está na imagem), sendo que o dedo polegar deve contar o mantra em cada conta e ser o único dedo a mexer nas mesmas. Começa-se sempre pelo Meru ou Coroa, a zona que tem os fios de tecido a cor vermelha, laranja ou outra cor, e deve dar a volta completa, no fim da volta se desejar continuar a fazer os mantras, deve fazer o mesmo trajecto mas ao contrário, ou seja, começar na conta que acabou, no final acaba na cabeça da Coroa, na conta que fica de fora.
A recitação de mantras deve ser feita numa posição confortável, de olhos fechados e em voz alta, mas pode também fazer em silêncio ou fazer até no dia a dia, sem qualquer problema, pois manifesta a energia do plano divino na nossa Alma, imediatamente.
Deve-se no minimo fazer 108 repetições do mantra, mesma que tenha uma Japa Mala de pulso, que são apenas 27 contas, deve repetir até chegar ás 108 repetições. Deve sempre guardar a Japa Mala num local seguro, limpo e sagrado, próprio para ela, pois a Japa Mala deve ser mais que tudo um objecto de grande valor, sagrado, e não um simples artefacto que passado uns tempos é deitado para o lado, é algo único e especial, por isso deve estar num altar ou num local que possa estar em contacto com a energia divina.
A Japa Mala deve ser dada por um professor ou quando comprada, deve ser escolhida pela intuição, pelo o que o nosso coração nos diz, tal como o mantra que se adapta mais a nossa missão, lembre-se que é um trabalho conjunto entre a Japa Mala e a pessoa que a usa.

Algumas das Japa Malas mais usadas:

Japa Mala de Rudras - Esta foi a minha primeira Japa Mala, escolhida na altura em que fiz a iniciação em Atma Kryia. Liberta um aroma fantástico e um pó alaranjado, pois as Rudras são sementes de uma árvore sagrada que o Deus Shiva materializou, este aparece nas gravuras a segurar ou Rudras, ou uma Japa Mala de Rudras. Está ligada a uma energia destruidora, forte e protectora, e também ao Deus Shiva. O mantra ligado a esta Japa Mala é Om Namah Shivaya, mas lembre-se que o mantra é a pessoa que tem que o sentir, veja outros mantras que o possam ajudar.


Japa Mala de Sândalo - A Japa de Sândalo é leve, mas feita de madeira da árvore sagrada da Índia, que é muito usada para fazer as estátuas das divindades, devido á sua ligação com a energia dévica. Também liberta um aroma muito suave e característico, dizem ser a fragrância que Deus nos deu para acalmar a mente. Na realidade esta Japa Mala ajuda a controlar a mente em meditação, e mais facilmente se entra num estado profundo de meditação com esta. Está ligada ao Deus Brahma, e os mantras indicados são o Om e Aham Brahma Asmi


Japa Mala de Tulsi - Tulsi é a madeira mais adorada na Índia, dizem ser a reencarnação da Mãe Lakshmi, numa das suas visitas no plano terrestre, por isso a planta ser tão adorada. Este material é conhecido pelos poderes curativos da Alma e do Físico, e também da abertura á devoção e ao amor divino. Ligada a várias divindades, como Ram, Vishnu, Krishna, Radha e Lakshmi, esta Japa Mala tem diversas potencialidades energéticas, sendo os mantras mais ligados, Om Namo Narayanaya, Om Sri Ramaya Namah e Om Radha Krishnaya Namaha.


Tais como estes existem muitos outros tipos de Japa Malas, é uma questão de pesquisarem e procurarem por um que "chame" por vós.
Mais adiante, postarei uma lista de mantras que vos poderão ajudar em muitos pontos e aspectos e também, caso tenham a vossa Japa Mala, a encontrar o vosso próprio mantra, a trabalhar.

Jai Gurudev

28 comentários:

  1. Ola "Shankar" amigo, espero que esteja tudo bem contigo.

    Sabes? tenho um Japa Mala, embora não soubesse todos os pormenores, sabia que é uma ajuda à repetição de pedidos, desejos ou mantras, ou seja lá que nome se lhe der! Foi me oferecido por alguem que me ajudou bastante na minha "evolução", sabes que de repente não sei o que fiz dele? Tenho que o ir procurar, está na hora do fazer trabalhar :-)

    Um beijinho pa ti

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  2. Ola Marilia :)

    Então está na hora, se tens a Japa Mala, agora só tens que a encontrar e começar a usar ahahaha
    o uso da Japa Mala liberta imenso Karma, é um trabalho muito e fácil de fazer.

    Beijinhos amiga :)

    ResponderEliminar
  3. imensamente grato,adquiri a pouco a japa mala e não me desgrudo dela,mas não sabia muito bem como usa-la,obrigado pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Barros,
      não precisa agradecer, fio feliz por lhe ter sido útil e lhe ter ajudado.
      Aproveite da Japa Mala ao máximo, é uma das melhores formas de queimar karma negativo, e acalma tanto a mente.

      Cumprimentos de Luz Amigo

      Eliminar
  4. Boa tarde, gostava de saber onde posso comprar, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde, comprar uma japa pode ser um desafio, é quase uma questão de procurar em lojas que vendam artigos hindus. Mas também pode encomendar do site http://www.yogabasics.com/japamalabeads/mala-beads/full-malas/
      onde tem japa malas incríveis e também com boas explicações acerca de cada uma.
      Muita Luz :)

      Eliminar
    2. Ola amigo! tem japa mala nesse site tambem do Prof. Laercio Fonseca: http://laerciofonseca.com/site/japamalas.html?mode=list&p=2
      espero ter ajudado.
      Kellen

      Eliminar
    3. Comigo,Eu sou designer de Japamala, faço em pedra... meu e-mail(lizandralop@hotmail.com), me envie que te mando fotos, e mais detalhes. Namastê.

      Eliminar
    4. Boa tarde, o JapaMala pode ser encontrado também no facebook.com/santeria.arteefe. Tem uns lindos!!!

      Eliminar
  5. Bom Dia, sinto que tenho que adquirir uma japa mala em madeira, castanho escuro. Pode orientar-me a minha compra, dizendo qual o nome das sementes com estas características e qual a função/atuação delas.

    Também gostaria de saber se existe alguma dedicada ao Amor.
    Obrigada e cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jai Gurudev Helena
      Desculpe esta resposta tão demorada, mas li o seu comentário e fiz uma pesquisa e é engraçado que se destacou logo uma japá mala ao meu olho, que é a Japa de Rosewood (Sândalo vermeelho) que é de um tom castanho escuro e está ligado com Lord Ganesha e a energia da Mãe Divina, muito ligado ao amor e a proteção das energias e emanações de energias negras e de baixas frequências.
      Eu tornei-me um colecionador afinco de japá malas e acabei por até ter um site de predileção, onde compro on-line e posso lhe dizer que são de confiança. Quanto uma dedicada mesmo ao amor em especifico, penso que as japás de sementes de lótus e também as de quartzo rosa são perfeitas para sintonizar só essa energia.

      deixo aqui até o link desse mesmo site com a determinada japá que falava:
      http://www.yogabasics.com/japamalabeads/mala-beads/full-malas/rosewood-full-mala

      a escolha da japá mala tem muito a ver com nós mesmos, nós mesmos temos que ver e sentir se é aquela que nos toca, eu falo por mim, já comprei algumas mas na hora de orar tenho sempre uma que me chama em especial, uma japá mala de rudras, super simples e humilde na sua constituição, a primeira que ganhei quando fiz a minha iniciação ao Atma Kryia, e acho piada que é aquela que emana mais ligação comigo e que mais energia parece ter nas minhas mãos. Por isso a escolha é muito pessoal e interna, de qualquer modo deixo aqui a minha opinião :)

      Muita Luz!

      Eliminar
  6. Olá amigo!!
    Uma vez me foi dito que a Japa Mala tem que ser um presente. Só poderia ser adquirida assim.
    Mas, após suas explicações percebi que não. Que pode sim ser comprada, mas primeiramente adquirida com o coração.

    Estou repleta de felicidade com a noticia!
    beijos de Luz.

    JGD!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sim, a japá mal inicialmente era um "instrumento" de uso apenas pelos sacerdotes e monges, mas quando passou a ter um uso mais alargado na sociedade, qualquer um pode usar, pois uma japa mala é uma dádiva, é um grande presente que Deus no deu. Aliás eu costumo brincar e dizer que a japa mala é o colar mais belo que Deus nos podia ter dado.
      Inicialmente, aliás ancestralmente, a japa mala realmente era dada pelo mestre ao discípulo, aliás foi um pouco assim que eu recebi a minha, mas depois disso eu já comprei outras e não tem mal algum nós oferecermos a nós mesmos um presente tão belo.

      Fico feliz que esteja feliz, e espero que use a japa mala com todo o amor e vontade no coração.

      Muita Luz!
      JGD!

      Eliminar
  7. Olá Shankar! Adorei suas explicações e estou em busca dos significados e tipos dos japa malas... percebo que tenho interesse mais em cores marrom, preto, ou até o de sândalo vermelho, a maioria que eu gosto são justamente de sandalo ou madeira, saberia me dizer para qual tipo de mantra ou como funcionaria um japa mala desses materiais? E mais uma coisa, li uma vez que eles podem ser usados também para fazer pedidos e repetir o desejo ate terminar as 108 peças, isso está correto ou seria mesmo mais voltado apenas para mantras?
    Queria algo voltado para o amor ou até mesmo para ter uma ligação maior comigo mesma, autoconhecimento, sabedoria, etc..sabe me dizer quais os mais apropriados para alguma dessas finalidades?
    Eu realmente nao entendo sobre o assunto mas gostaria de me aprofundar mais :) Desde já agradeço muito! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Aconselho mesmo japa malas de sândalo ou então de tusli, que tem uma energia mais feminina, mais nobre e doce. O mantra a recitar, recite aquele que se sente melhor e que seja mais apropriado, que sinta, mas lembre-se que não deve usar mais que um mantra na mesma japa mala porque muda a energia da mesma.
      Não deve recitar o que deseja as 108 vezes, deve recitar o mantra sim as 108 vezes e no seu chacra frontal e cardíaco sentir e visualizar o que deseja, porque recitar o que deseja para a japa mala está a puxar a energia da mesma para a matéria e não está a elevar.

      Muita Luz :)

      Eliminar
  8. Adoramos o texto de vocês! Parabéns!

    Gostaríamos de convidá-l@s a conhecer nossos japamalas e nossa proposta: http://www.maosocupadas.com

    Um abraço,
    Mãos Ocupadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mãos Ocupadas,
      vi o vosso blog e adorei, tem japa malas lindas e maravilhosas. Inclusive fiquei tentado a comprar algumas :)

      Muita Luz e Muito Obrigado :)

      Eliminar
  9. Ola Shankar,tudo bem?
    Ganhei um Japa-Mala de um grande Amigo,mas nas contas tem 109,sera q posso tirar uma para q fique 108?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leandro,
      Não retire nenhuma conta, não deve mexer na estrutura da japa mala depois de feita. Pode fazer as 109 vezes o mantra não á mal, não é por isso que fica mal feito. Mas se quer manter a energia das 108, faça as 108 e deixa a ultima, finalize na 108ª.

      Muita Luz :)

      Eliminar
    2. poxa vi sua resposta muito tempo depois,mas agradeço de qualquer forma....Luz!!!

      Eliminar
  10. Boa noite! Meus já pa malas são de sementes de rhuda, um uso no carro e o outro está em casa ou coloco no pescoço, no entanto as pessoas de mais diversas energias tocam na semente a título de curiosidade como faço para limpar e que mal isso pode causar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      No caso que tem duas, inclusive a do carro deixe ser essa a japa mala da curiosidade, para que todo mundo possa tocar (de qualquer modo deve ser limpo frequentemente), a que usa ao pescoço NÃO DEVE ser tocado por todo mundo. Peça desculpa e explique o porquê as pessoas que quiserem tocar, porque as japa malas tem a sua energia e sujam-se facilmente.
      Para as limpar deve colocar sobe um ambiente de defumação, lua cheia é ótima também e colocar sobe sal marinho.

      Muita Luz :)

      Eliminar
  11. Hoje me bateu algo estranho então, peguei umas sementes que eu havia guardado há muito tempo e confeccionei uma Japa Mala de 108 contas mais o Meru e usei barbantes de cor vermelha. Estou usando ele agora mesmo. Gostaria de saber se há algum problema ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Claro que não, fez muito bem.
      Use essa japa mala o melhor que puder, é ótimo ter uma japa mala feita por nós e podermos ser nós a dar a vida a japa mala e a energia á mesma.
      Deus está em nós nas pequenas coisas :)

      Muita Luz :)

      Eliminar
  12. Olá Shankar. Fui cativada por um japa mala bege claro de pedra e procuro paz interior...peço sua orientação quanto ao mantra para meu mala. Pode ser em português?

    ResponderEliminar
  13. Olá Shankar. Fui cativada por um japa mala bege claro de pedra e procuro paz interior...peço sua orientação quanto ao mantra para meu mala. Pode ser em português?

    ResponderEliminar
  14. Bom dia gostei muito de sua matéria, gostaria de saber se existe um Japa mala para o Ho'oponopono
    Gratidão

    ResponderEliminar
  15. Desculpe-me não ter citado na mensagem anterior, teu conteúdo é lindo! parabéns Um abraço Ana Paula Vianna

    ResponderEliminar