expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lord Vishnu


Lord Vishnu é umas das divindades mais elevadas da religião hindú, juntamente com Brahma e Shiva, formam a Trimúrti, a Trindade hindú, tal como existe no cristianismo a trindade, o pai, o filho e o espírito santo, cada um com uma potencialidade diferente, uma energia diferente. No caso da trimúrti acontece exactamente o mesmo, que é constituída por Brahma é a energia primordial, Deus supremo, é de lá que emana toda a energia, em seguida vem Shiva, o criador, o educador e o destruidor, é ele que tem o poder de dar e tirar, e por final Vishnu, é ele que faz a manutenção de tudo, é ele que cuida de tudo que Shiva criou.
Em norma, Vishnu aparece representado deitado sobre o deus serpente, com uma concha e um lótus nas mãos, e por vezes com um cajado.
A concha, chamada de Pantchdjanya, e representa os cinco elementos, a água, o ar, a terra, o fogo e o éter, e quando Vishnu sopra por ele é possível ouvir-se o som da criação do universo, o Om. O lótus simboliza a pureza e a verdade que ele investe nele, e desta nasce Brahma, o cajado representa a força que ele emana para o universo.
Mas Vishnu é uma divindade elevada, suprema, e por vezes tem a necessidade de vir ao planeta, de diversas formas, chamadas de Avatares, que podem aparecer sobre a forma humana ou animal, ou também ambas unidas.
São 10 avatares no total, que são, Matsya, o homem-peixe, Kurma, a Tartaruga, Varaha, o Javali, Narasimha, o Homem-Leão, Vamana, o anão, Parashurama, o Lenhador, Rama, o arqueiro, Krishna, Buda e Kalki, o cavalo alado. Mais para a frente falarei de cada um em particular.
A sua função é vir ao mundo, corrigir os erros dos homens, tentar manter a ordem nas alturas mais complicadas, principalmente entre mudanças de Eras.
O complemento divino de Vishnu é a Bem Amada Mãe Lakshmi, entre eles existe uma união tão intensa e divina, ambos zelam pelos seus filhos, e ela reencarna sempre com os avatares de Vishnu, como complemento destes.
Vishnu aparece sempre montado pela sua águia, o deus Garuda, e tem uma grande ligação com o elemento água (Nara), que também simboliza o universo, esse imenso oceano onde ele flutua eternamente, por isso ser também chamado de Narayana.
Poderia falar muito sobre Vishnu e os seus avatares, mas vou deixar isso para os próximas mensagens, já que devemos absorver a informação aos poucos, pois se tentarmos engolir demasiada sabedoria.
Lord Vishnu é uma energia una, suprema e paterna, unam-se a eles, vão sentir o seu carinho, o seu amor, a sua presença, pois ele é representação do Pai, da energia controladora e protectora.


Jai Gurudev

1 comentário: