expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 26 de julho de 2011

São Pantaleão


São Pantaleão de Nicomédia, ou também chamado de São Pantaleon ou São Pantaleimon, nasceu em 275 D.C. em Nicomédia, actual Turquia, filho de Eustorgius e Eubula, foi desde muito novo educado para ser devoto da religião pagã da antiga Roma, mas sempre se negando e orando em louvor a Cristo.
Desde cedo que ingressou nos mistérios da medicina, já aos 19 anos, este tinha poderes curativos visíveis, tornando-se assim o médico pessoal do Imperador Maximiano.
Todo esse tempo em que foi o médico pessoal do Imperador, Pantaleão, foi-se desleixando na sua vida espiritual, fazendo com que o passar do tempo lhe revelasse o sentimento de culpa, o qual nem o deixava dormir á noite, mas para resolver o seu problema, o santo, foi ao encontro do padre Hermolaus, e foi assim que ele voltou para a Igreja com a fé redobrada, levando consigo os seus pais, que se converteram ao Cristianismo.
Diz-se que um dia se viu diante de uma criança morta por uma víbora, e disse "Em nome de Jesus Cristo, levanta-te, e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste", a criança levantou-se e a víbora morreu. 
Pantaleão deu assim toda a sua fortuna aos pobres e usou a sua casa como um hospital, onde tratava todas as pessoas que lhe recorriam, de borla, através do poder da oração e do toque divino, mas não tardou a denunciarem-no ao Imperador Maximiano, e este o ordenou a comparecer ao seu julgamento.
Lá ele foi acusado de seguir o Cristianismo e ter sido baptizado, mas Pantaleão, um jovem de 23 anos, explicou que curava com o poder que Deus lhe tinha investido, logo o Imperador propôs trazerem um paralitico á presença do Supremo Tribunal, logo que chegou ordenou que um grupo de sacerdotes pagãos curasse a paralisia do homem, mas não houve qualquer sucesso, então Pantaleão aproximou-se do homem enfermo e com uma prece em nome de Jesus Cristo, curou-o.
A raiva do Imperador, fez que ainda tentasse fazer o santo renunciar á sua fé, várias foram as ofertas, mas ele negou sempre a faze-lo, então tentaram usar torturas para o fazer renunciar a fé, lançaram-no preso ao mar, mas ele apareceu na praia completamente vivo e em boa saúde, lançaram fogo, mas ele não ardeu, atiraram-no ás feras, mas estas em vez de o devorarem, caiam a seus pés, meigas e doceis.
Foi no ano de 303 D.C. em Nicomédia, que o jovem foi decapitado e finalmente repousou nas asas da morte.
O seu sangue foi na altura da sua morte recolhido e conservado em Itália, através dos tempos, ficando coagulado e em pó, praticamente, mas no dia 27 de Julho de 2010, dia da sua festa litúrgica, voltou a tonar-se líquido, como se tivesse ganho vida.
Vários são os milagres consagrados ao São Pantaleão, existe também uma pintura do santo, que liberta constantemente um óleo curativo, que pode ser comprado.

São Pantaleão, é o padroeiro dos médicos e parteiras, venerado pela igreja católica, ortodoxa, anglicana e não-calcedonianas, um ser de luz, que muitos dizem poder ser uma reencarnação de Jesus.
 Já se diz na cultura hindu, que uma das maneiras mais deliciantes de nos iluminarmos é ouvir as histórias dos santos, aprender com as suas dádivas e ensinamentos.
É incrível ver como um santo tão jovem foi tão corajoso e enfrentou a morte em amor a Deus.

Jai Gurudev 

2 comentários:

  1. um ser com alma de eleiçaocom inteligencia e bondade extrema.Rogo te meu divino Sao Pantaleao ,médico santo e misericordioso te dignes salvar meu querido filho do cancro queo atormenta....DEUS te dê~poderes e me possas fazer esse MILAGRE....amem OUVE ME POR FAVOR...



    ResponderEliminar
  2. Ligue-se á fé, ore de coração e acredite na transmutação da doença. Estamos todos a passar momentos de evolução e provação, e por vezes parece que tudo perde o sentido e o caminho se torna mais estreito. Mas é nesses momentos que temos que dar a mão aos seres de luz, a Deus.
    Desejo tudo de bom para o seu filho, muita luz e a cura.

    ResponderEliminar