expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 28 de agosto de 2011

Lord Ganesha


Lord Ganesha é conhecido como o Deus da Cabeça de Elefante, filho dos Deuses Shiva e Parvati, é o Deus da força, o derrubador de obstáculos e também da boa fortuna.
Nos Registos de Shiva Purana, conta a história do nascimento de Ganesha, e conta o seguinte, certo dia Parvati desejava tomar banho, mas como não tinha ninguém que a vigiasse, criou uma criança com a pasta que ela tinha usado para o banho, e disse ao menino que tinha adoptado como filho, que não deixasse ninguém entrar.
Assim chegou Shiva e tentou entrar nos aposentos da sua esposa, Parvati, mas o jovem não deixava, protegendo a mãe de qualquer individuo, e assim se travou uma violenta batalha entre Ganesha e Shiva, mas acabou logo que Shiva decapitou o jovem com o seu trishula (tridente), lançando a cabeça para muito longe.
Pravati ouvindo o barulho correu em auxilio de Ganesha mas já era tarde demais, o menino já estava morto, ela discutiu com Shiva e explicou-lhe o porquê do menino ali estar, Shiva completamente entristecido pediu a Brahma que o aconselhasse, este disse-lhe para usarem a cabeça do primeiro animal que estivesse a dormir virado para norte, e assim Shiva ordenou o seu exercito celestial (Gana), procurarem o tal animal.
E foi virado para norte que encontraram um elefante moribundo, já morto, a dormir o seu sono celeste, e assim lhe tiraram a cabeça e devolveram ao menino, que logo foi feito filho de Shiva e Parvati.
Existem muitas outras histórias relativas ao nascimento de Ganesha, mas esta é a mais popular e ancestral. Existem diversas histórias relativas ao Deus da Força, mas existe uma em especial que queria partilhar com vocês, fala do enorme respeito que Ganesha tem pelos seus pais, diz-se que um determinado dia surgiu uma competição entre o jovem Deus e o seu irmão Kartikeya, ambos teriam que dar a volta aos três mundos e assim ganhar o fruto do conhecimento, e logo começou a corrida, Kartikeya deu a volta aos três mundos mas já Ganesha deu três voltas em redor dos seus pais, estes, estupefactos com a atitude do filho perguntaram o porquê da sua acção, logo este sem penar respondeu com grande amor, "Para mim os meus pais são os meus três mundos", os pais deliciados com tal justificação deram-lhe o fruto do conhecimento.
Outra história maravilhosa, que mostra o grande amor que o jovem Deus tinha pela sua mãe, certo dia Ganesha brincava no jardim com uma gata, e pisou-a, mais tarde quando se encontrou com a sua mãe, viu que esta tinha uma ferida no braço, e perguntou-lhe como a tinha feito, ela disse-lhe então que cada ser no universo tinha a essência divina, e que quando magoava a gata, estaria também a magoar a sua mãe.
A partir desse momento, Ganesha nunca mais ousou fazer mal a qualquer tipo de ser no universo, pois não queria voltar a magoar a sua mãe, por isso ele nunca ter desposado e ter ido pelo caminho do celibatário.
O grande amor e devoção que Ganesha tinha pelos seus pais é mais belo e valioso que qualquer tesouro físico existente no planeta, ou até no universo.
O mais conhecido deste belo deus, é o seu enorme apetite, voraz, sendo que só o arroz estufado que o pai lhe dava saciava a sua fome, tal como seu animal divino que o acompanha, o rato, em muitas imagens representadas vê-se o Deus Elefante montado num rato, voando pelos céus, o que torna Ganesha, um Deus tão caricato e jovial, cheio de alegria, juventude e amor, é fascinante ver como ele representa a juventude, cada história sua mostra como cada um de nós deveria viver a sua vida, cheios de amor, respeito e alegria para com o Mundo.
Orem a Ganesha, ele ajuda a derrubar cada obstáculo na vida, cada problema, ele tem grande amor por todos e nunca nos deixa sós, basta chamarem por ele.
Espero que tenham gostado tanto destas belas histórias como eu gostei e convido-vos a procurarem por mais, pois as vidas dos deuses estão repletas de ensinamentos.



Jai Gurudev

2 comentários:

  1. Gostei muito da história. Gosto muito de Ganesha. Na minha mesa de trabalho tenho sua imagem, que sempre me faz lembrar a força da superação e a abundância, a sabedoria...
    Belo post...

    Rodrigo Freitas

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado,

    realmente Ganesha é um ideal para qualquer ser humano :)

    ResponderEliminar