expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Árvore Cabalística da Vida


A Cabala é uma doutrina secreta judaica, com um aspecto esotérico e místico, sendo uma das doutrinas mais antigas e mais belas. A árvore da vida, é o centro desta religião, onde é divulgada cada ligação energética, sendo muito complexo aprender tudo num só dia, demora talvez anos de estudo profundo.
Toda a cultura judaica se focaliza muito no estudo da angeologia, e a sua ligação com os seres humanos, dando grande importância aos vários sistemas de evolução angélica, estes ensinamentos sagrados não estão dispostos a todos, inclusive só um pequeno número de rabinos judeus serão realmente cabalistas.
Os seus ensinamentos começaram a ser divulgados perto da época da Ordem de Melquisedeque e de Abraão.
A Árvore da Vida Cabalística, fornece a explicação da criação, constituída por dez círculos, chamados de Sephiroth ou Luzes, que simbolizam a divisão das dez partes da criação, independentes mas unidas ao mesmo tempo, formando um todo universal. Também é chamado de o sistema de ascensão, os dez caminhos para ir a Deus, o que nos mostra cada esfera como uma maneira única mas ao mesmo tempo universal para chegar á Divindade.
Agora vou passar á explicação de cada esfera da árvore da vida para que possam mais a frente entender o processo da unificação da energia do Homem á Divina.

A esfera do topo, chamada de Kether, é denominada como a Coroa da árvore da vida, ligado ao planeta Úrano, envolve uma energia acima de qualquer uma, é o topo da ascensão, a união com o Pai, estando regido pelo Arcanjo Metatron, o líder do anjos e arcanjos.
A segunda esfera, a do lado direito, chama-se Chokmah, a Sabedoria, a sapiência e o discernimento de encontrar a melhor maneira de ir a Deus, a sabedoria ancestral e divina que nos permite aceitar e caminhar pelos caminhos da ascensão, estando ligado com o planeta Neptuno, regido pelo Arcanjo Ratziel, da energia da cura e da sabedoria.
A terceira esfera, localizada do lado esquerdo, Binah, a Compreensão, é de uma energia mais ténue, mais suave, ligada ao Amor Divino e á expressão materna, estando no mesmo nível da esfera da sabedoria, mostra que ambas necessitam equilíbrio para chegarmos a Deus, esta esfera está ligada ao planeta Saturno, regido pelo Arcanjo Tzaphkiel, arcanjo ligado ao renascimento e arte.
A quarta esfera, em baixo da esfera da Sabedoria, chama-se Chesed, a Misericórdia, que tem os seus caminhos ligados directamente á sabedoria, o que nos mostra que o acto do arrependimento e do perdão é o mais sublime acto para ascendermos e irmos para o contacto de Deus, pois temos que encontrar Deus em todos nós, e saber que cada um de nós faz parte da mesma essência Divina, qual seja a religião ou raça. O planeta associado a esta esfera é Júpiter, e a ordem angélica é do Arcanjo Ezequiel, o arcanjo director do sétimo raio, violeta, da transmutação e libertação do karma.
A quinta esfera, em baixo da esfera da compreensão, é Geburah, a Força, um dos princípios mais importantes, a força de vontade, a fé para chegar a Deus e nunca desistir dos nossos objectivos divinos, esta esfera está ligada ao planeta Marte, e á sua energia de força. O Arcanjo responsável por esta Sephiroth é o Arcanjo Camael, um dos arcanjos regentes do primeiro raio, da força.
A sexta esfera, que fica entre Chesed e Geburah, é Tiphareth, a Beleza, e quando se fala em beleza, é beleza interior, espiritual, uma pureza superior, saber libertação e dar ao mundo a nossa beleza, cada pessoa tem a sua própria beleza, ás vezes o problema é saber canalizá-la para a matéria, para o exterior. O astro ligado é o astro rei, o Sol, tal como o Arcanjo é o Arcanjo Miguel, o excelso arcanjo o príncipe.
A sétima esfera está localizada em baixo de Chesed, Netzach é o seu nome, a Vitória, a vitória na luta contra o nosso pior inimigo, o ego, aquele que muitas vezes nos enlouquece e nos obriga a cometer actos que nunca desejamos, que nos cega, que nos faz ter sentimentos e emoções negativas, quando nos libertamos do ego, aí o caminho é muito mais sublime e simples, é uma pura libertação para percorrermos o caminho, ou melhor, treparmos a árvore da ascensão em serenidade. O planeta ligado é Vénus, tal como está ligado ao Arcanjo Ariel, grande ser de amor.
A oitava esfera fica em baixo de Geburah, Hod é o seu nome, o Esplendor, actua como uma esfera gémea de Netzach, ambas estão caracterizadas pelo mesmo tipo de energias, ligando-se mais a energia da cura. O planeta ligado a esta esfera é Mercúrio e o também está ligado ao Arcanjo Rafael.
A nona esfera faz parte já do tronco da árvore da vida, está mais próxima da base, chama-se Yesod, o Fundamento, chama-se também a abertura do conhecimento, a iniciação no caminho espiritual, é ali que temos acesso para a energia de todas as outras esferas. Está ligada á Lua e ao Arcanjo Gabriel.
A décima e última Sephiroth, é Malkuth, o Reino, simboliza a base e a raiz da árvore, é ali que tudo floresce, a ligação com a matéria, onde tudo toma forma e ascende, simboliza o Ser Humano no seu processo iniciático. Está ligada ao planeta Terra e aos quatro elementos (Fogo, Ar, Água e Terra), e o Arcanjo Sandalphon, rege esta mesma esfera, o arcanjo da materialização da energia.

Acabei de dar uma explicação simples de cada esfera, óbvio existem muitas mais informações e ensinamentos que podem ser aplicados na árvore da vida, imensos, mas tal como já disse antes, demoraria anos para conseguir completar tudo, por isso me limitei a vos transmitir a explicação básica do que é a árvore da vida, para caso sintam sintonia por estes ensinamentos que os possam estudar.
Lembrem-se que a Cabala é uma das religiões mais antigas do nosso planeta, e que contém ensinamentos dados pela Hierarquia Angélica, e tal como existem estas dez Sephiroth de Luz, existem muitas mais, mas estas são aquelas com que nos devemos focar nesta vida, para caminhar para a ascensão, ensinamentos estes que contêm nada mais nada menos a informação necessária para sabermos o caminho a seguir.

Estudem sempre as maravilhas que a humanidade tem para nos dar, pois temos grandes ensinamentos, procurem o ancestral.

Jai Gurudev   

4 comentários:

  1. Muito lindo e interessantíssimo. Eu comecei a me interessar a pouco tempo e realmente é superconplexo falar sobre Kabbala. Eu acho q o "sentir" é o que nos ensina,e quando vc ainda nao se sintonizou com a energia,fica mais dificil ainda. Mas,paciência,fé e persistencia são necessárias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jai Gurudev :)
      Sim é verdade, tal como em qualquer prática, quer seja kabbala, yoga ou até o "simples" orar, rezar, requerem fé, dedicação e sentir acima de tudo.
      Na nossa vida é necessário que todos os planos estejam alinhados e que tudo esteja a ser sentido com o coração aberto, não nos devemos fechar a nada, pois existe tanto caminho para chegar a Deus. Mas falo por experiência própria que a Kabbala é um caminho complexo, mas quando começamos a iniciar nesse caminho vale muito a pena e deveria ser uma doutrina estudada, quase obrigatoriamente, pelo menos iniciada, porque dá um arranque ascensional bom para o ser humano.

      Muita Luz

      Eliminar
  2. Shankar, Eu concordo, pelo pouco que já estudei sobre cabalá, já percebi uma modificação grande no meu modo de pensar e de sentir. Eu descobri meu eu interior, a cada ensinamento mais luz abre minha consciência. E um modo diferente de ver o mundo e as pessoas em volta. Como disse sei que tenho muitos anos de estudo, mas será um prazer e desejo muito. Paz e Luz. Mariafatima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jai Gurudev Maria Fatima
      Realmente é verdade, a cabala é apenas mais um meio para ir ao encontro de Deus, e não digo que todo o mundo deva percorre-lo se não sentir que deve realmente fazê-lo, mas que deveríamos todos pelo menos experienciar um pouco da Cabala, ai isso devíamos, porque Deus deu-nos tantas bênçãos, tantas coisas boas para aprender-mos e evoluirmos na luz. E a cabala pode mudar uma vida totalmente.
      Muita Luz!

      Eliminar