expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Livro:


  O "Super Reikinho" foi um livro que me chamou da montra de uma livraria, enquanto estava num passeio de lazer, sem qualquer intenção sequer de visitar a livraria naquele dia ou de comprar um livro. Mas fiquei intacto quando vi esta pérola, e passo explicar o porquê. Trabalho com crianças, ou melhor com ilustração e estou muito dentro do que as crianças por ventura leem, consomem com os olhinhos e fiquei fascinado com este livro, pois é um tema espiritual e é abordado com a maior delicadeza e "fair play" possível, sem haver aquele impingir ou obrigação de um ensino.
  Este livro conta a história de um menino, Mikao, que passa dificuldades na escola com os colegas e isso vai desencadear comportamentos menos bons da parte dele, até que o Super Reikinho aparece e o leva a viajar dentro dos seus chacras e a ver os danos que ele acabou por provocar ao se bloquear. O livro é muito lindo mesmo, com ilustrações coloridas e muito engraçadas, cativantes.
  Ainda tem uma secção pós-história que explica exercícios de reiki super básicos que qualquer criança, ou melhor, qualquer um pode fazer.

  Estou deliciado com este livro, da autora Sílvia Oliveira, um ótimo presente para qualquer pequeno ou graúdo, aliás eu ofereci o livro a mim mesmo.
  Motivou-me a no futuro trabalhar também mais os ensinamentos espirituais para as crianças de modo que eles vejam, leiam e absorvam felizes.
  Aconselho plenamente a darem uma espreitadela porque realmente vale muito a pena.

Jai Gurudev
शंकर  

 


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Análise dos Chacras - Chacra Básico



  Muladhara é o primeiro chacra, pois que irei falar de cada um dos doze chacras principais em publicações individuais. Sendo que os chacras residem no nosso corpo etérico, como já tinha falado em publicações anteriores, existem centenas no nosso corpo mas estes doze são os responsáveis pelo bom funcionamento do nosso ser e também da manifestação da vida.

   Este Chacra é o primeiro, também chamado o básico ou base, esta é a morada da energia divina Kundalini, é aqui que a energia da ascensão e da vida reside, é graças a este chacra que todo o nosso ser é capaz de manifestar com vida neste plano, o terrestre, material.
   O Muladhara quando em estado saudável, sem bloqueios, é de um tom vermelho e laranja, e manifesta ter quatro raios, ou pétalas, pois os chacras tem a aparência idêntica á coroa de uma flor. Eles rodam suavemente na direcção dos ponteiros do relógio, quando bem harmonizados.

   Como disse antes, este chacra é a origem do nosso ser, o nosso Génesis. Ele expressa a força, o poder, vitalidade física, capaz para crescermos, vivermos e colocarmos em prática tudo na nossa vida. Quando este chacra abre e fica na sua plenitude ele vai libertando a energia Kundalini, o fogo sagrado, que vai ajudar a abrir os outros para nos levar a ascensão. Estando ligado ao elemento Terra e ao Deus Ganesha, da força e da protecção, este chacra está situado na zona das gónadas sexuais, no fundo da coluna.
   Quando este chacra está harmonizado proporciona enorme força, espírito de luta, segurança, auto confiança, dinamismo, domínio do nosso ser, força interior, equilíbrio mental e espiritual, alegria. Mas quando o Muladhara sofre um bloqueio ou mau funcionamento leva ao apego, mau humor, fúria, insegurança, medos, apego á matéria, ao vício, agressividade e pode também levar a manifestar-se problemas físicos como hipertensão arterial, tendência suicida, esterilidade, impotência, anemia, anorexia ou má circulação.

   Os signos ligados a este chacra são Carneiro e Capricórnio, são estes os signos que trabalham nesta vida mais este chacra com afinco, e tem uma ligação mais profunda, estando também ligado ao 4º Raio, da Arte e da Pureza. As gemas mais direccionadas para esse chacra são a Turmalina Preta, Topázio, Citrino, Cornalina e Jaspe Vermelho.

                                                                    
                                                                         Jai Gurudev

                                        शंकर